Qual a diferença entre resfriado e gripe?

Por Clarice Pires Pacheco

"Elas são a mesma coisa? Ou não? A gripe A ou suína é diferente das outras viroses?

Perguntas e respostas

Na verdade, existem centenas de doenças causadas por mais de 3000 tipos diferentes de vírus e qualquer doença causada por um vírus é uma virose, certo?
O quadro clínico das viroses respiratórias é muito semelhante. Baseado apenas no quadro clínico, conseguimos ter uma ideia com qual agente infeccioso estamos lidando. Por exemplo: Rinovírus - É a principal causa dos resfriados comuns. É uma doença branda, que raramente causa febre nos adultos e costuma durar de 5 a 7 dias. Pode ser causa de piora da asma. Existem mais de 100 sorotipos diferentes do rinovírus;
Influenza - É o agente causador da gripe. Bastante sintomática. Pode ser causa de pneumonia viral ou facilitar o aparecimento de pneumonia bacteriana. O mais importante não é diagnóstico, mas sim identificar sinais de gravidade no quadro respiratório.

Bom, estou falando aqui o tempo todo em gripe e resfriado, mas até agora não expliquei qual a sua diferença. Vamos lá, então!

RESFRIADO - O QUE É? 

O resfriado (chamado de constipação em Portugal) é uma infecção branda das vias aéreas. Pode ser causado por vários tipos de vírus, sendo o Rinovírus o mais comum. É muito contagioso e se transmite através da tosse ou espirro e contato com mãos infectadas. Aparece em aproximadamente 48 hs após o contágio. Costuma durar de 5 a 7 dias, mas os sintomas podem persistir por até 2 semanas. A maioria das pessoas apresenta de 3 a 5 quadros de resfriado por ano. Os sintomas mais comuns são a coriza, tosse e espirros. Pode ocorrer dor de garganta nos primeiros dias. A tosse seca pode durar semanas, depois do fim dos sintomas. O resfriado é contagioso durante apenas os 3 primeiros dias de sintomas. As complicações são raras e incluem exacerbação de asma e presença de infecção bacteriana associada, como sinusite.

E GRIPE?

A gripe é causada pelo vírus Influenza. Apresenta um quadro clínico mais rico que o resfriado, com febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal-estar, perda do apetite, dor de garganta e tosse. Na gripe os sintomas costumam aparecer subitamente, ao contrário do resfriado, onde eles surgem gradualmente. A tosse e a febre são sintomas precoces. O modo de transmissão é igual ao do resfriado. O tempo de doença costuma ser de até 2 semanas. O tempo em que o paciente mantém-se contagioso dura até 7 dias ou 24h após a resolução da febre. A gripe também apresenta uma maior taxa de complicações, como pneumonia, pelo próprio Influenza, ou por bactérias oportunistas. Tanto a gripe comum quanto a gripe suína (gripe A) apresentam quadro clínico e taxas de complicação semelhantes, sendo impossível a sua distinção sem exames laboratoriais.

Apesar da imagem de doença branda, a gripe é responsável por milhares de mortes todos os anos e em todos os países. Trata-se de uma doença com baixa taxa de mortalidade, mas por ser altamente contagiosa (infecta mais de 1 bilhão de pessoas a cada ano) acaba causando um número considerável de óbitos.

IMPORTANTE Saber que com o comportamento sensacionalista da imprensa no mundo inteiro durante esta última epidemia de gripe A, milhões de pessoas tomaram o Tamiflu® desnecessariamente, o que acarretou em uma taxa altíssima de resistência do vírus.

 COMO ME PREVINO DE UMA VIROSE?
- Evitando contato próximo com pessoas contaminadas (pelo menos 2 metros).
- Evitando contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as terem lavado.
- Lavando as mãos freqüentemente.
- Evitando ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas

Veja algumas viroses bastante conhecidas por estarem presentes no nosso dia a dia -Varicela ( ou catapora),rubéola,sarampo, caxumba ou parotidite;hepatite A, B e C;raiva humana; AIDS (SIDA),herpes labial e genital;dengue;mononucleose; algumas doenças de pele  como a roséola infantum,o eritema infeccioso ;algumas meningites etc


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE RESFRIADO E GRIPE

É verdade que os vírus da gripe estão em constante mutação e por isso não conseguimos criar uma defesa imunológica permanente ?
- Sim, Inclusive a vacina contra a gripe é alterada frequentemente, levando em contas esses novos vírus mutantes.

Posso pegar gripe através da vacinação?
- Não, os vírus usados são mortos e incapazes de causar doença.

Algumas pessoas dizem que nunca tiveram gripe e depois da vacinação começaram a tê-la frequentemente, isso é possível?
-Não. Isto não faz o menor sentido. O que acontece é que 10% dos subtipos de Influenza não são cobertos, e por isso, alguns pacientes vacinados podem pegar gripe. Muitas pessoas apresentam resfriados e o confundem com gripe.

A vacina da gripe cobre os vírus do resfriado?
-Não.

Pode se pegar resfriado ou gripe sendo exposto ao frio?
-Em geral os meses mais frios são aqueles onde há maior circulação de vírus, e as pessoas ficam mais tempo em contato umas com as outras em locais fechados. Não existe relação direta entre pegar frio e pegar gripe ou resfriado. Ninguém pega gripe porque pegou chuva ou abriu a geladeira com o corpo molhado. Para se pegar a doença é necessário contato com o vírus.

Vitamina C previne viroses?
-Não há provas concretas, mas como um dos tratamentos é aumentar a ingestão de líquidos a ingestão de suco ajuda nesse aspecto.

Canja de galinha é bom para curar gripe?
-Não é bom, nem é ruim. Como um dos tratamentos é aumentar a ingestão de líquidos, a canja de galinha serve a esse propósito. Alimentos quentes aliviam os sintomas de dor de garganta. Mas a galinha, em si, não tem nada com isso."

(Fonte: site MD. Saúde)

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.