CAP DISCUTE DUPLICAÇÃO DO ACESSO AO PORTO DE IMBITUBA

Recebi há poucos minutos e repasso aos leitores do blog. Você verá esta matéria em todos os jornais da região e nos principais sites de notíciais portuárias do país, que também receberam este release.

"A obra viabilizará o tráfego de maiores quantidades de caminhões sem prejudicar o trânsito da cidade

O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba (SC) mantém em sua pauta o acompanhamento das ações para a duplicação do acesso norte ao Porto de Imbituba, a Via Arterial Principal (VAP). O projeto básico de engenharia e o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental - EVTE-A, financiado pela Santos Brasil Participações e doado ao Município, foi elaborado com o objetivo de adequar a capacidade de tráfego previsto e subsidiar o processo de federalização das avenidas Marieta Konder Bornhausen e Manoel Florentino Machado.

A duplicação do Acesso Norte foi incluída pelo presidente do CAP, Gilberto Barreto, nos temas de discussão permanente pela Comissão de Relações Porto-Cidade, que tem o Prefeito José Roberto Martins como Conselheiro Relator. Além da rodovia a Comissão discute a implantação da Central de Triagem de Veículos nas margens da BR-101, como forma de regular o fluxo de tráfego destinado ao porto e para melhor atender os motoristas e suas famílias. O caminhão, afirma o presidente do CAP, é o navio na estrada e os motoristas merecem o máximo de conforto e atendimento quando chegam de viagem com suas cargas destinadas ao porto.

A proposta é melhorar a segurança, eliminar os pontos críticos e segregar o tráfego urbano do tráfego portuário. Para a elaboração do projeto foram realizados vários estudos técnicos de engenharia. Inicialmente o estudo de tráfego e logística dimensionou a movimentação prevista de veículos, o que permitiu simular, identificar e projetar a solução para possíveis impactos na rodovia. O resultado confirmou que em um futuro próximo a rodovia necessita ser duplicada.

O Estudo Ambiental Simplificado (EAS) também já foi feito para obtenção do Licenciamento Ambiental Prévio. Após a liberação do DNIT para a federalização da rodovia, a próxima etapa de estudos será o projeto executivo de engenharia e a inclusão do valor da obra, cerca de R$ 50 milhões no Orçamento Geral da União (OGU) de 2013. Com isto o DNIT poderá iniciar a licitação da empresa que realizará a obra. O prazo previsto para a execução é de 20 meses.

O Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato, afirma que a duplicação da VAP vai melhorar o relacionamento do Porto com a cidade e facilitará a movimentação de cargas. “É uma grande obra, com recuperação e duplicação da via, ciclovias, calçadas, vias marginais e obras de arte. É importante, pois permite que os cidadãos circulem sem serem incomodados pelo tráfego intenso de caminhões do Porto. Para os transportadores, a via exclusiva de caminhões diminui o tempo de viagem e, consequentemente, os custos e todos saem ganhando”, explica.

De acordo com o Superintendente da Santos Brasil, Bruno Figurelli, "a empresa investiu no desenvolvimento do projeto com o objetivo de apoiar o poder público na melhoria das condições do tráfego urbano. A duplicação vai evitar o conflito das carretas de carga com os veículos de passeio e de transporte público da cidade".  

O Prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, comenta que "esta obra é absolutamente vital para o sucesso da operação de contêineres no Porto de Imbituba. Se não for realizada, com a máxima urgência, teremos um colapso de mobilidade na cidade e um efeito nocivo no atendimento aos clientes interessados na área portuária. Apoiamos ao máximo a elaboração desse projeto pela Santos Brasil e sua equipe técnica, bem como a doação ao Município, através da Câmara de Vereadores", lembra.

A OBRA

A rodovia deverá ser duplicada e receber restauração na pista já existente, uma extensão de 4,76 km. De acordo com o engenheiro Maurício Brasiliense, da Santos Brasil Participações, o estudo pretende reduzir o custo do transporte, associado à queda do custo operacional e à redução na quantidade de veículos, bem como na redução da gravidade dos acidentes que ocorrem no trecho em função do aumento do maior fluxo decorrente da expansão dos terminais e da movimentação de cargas pelo Porto de Imbituba.

“A duplicação será feita paralelamente ao traçado da pista existente, no lado esquerdo, já que se trata de uma pista implantada e com características técnicas que atendem as normas atuais. Será construída uma faixa de segurança central, com 1,60 m de largura, em que será instalada a barreira de concreto tipo New Jersey e três pistas de 3,50 m para cada lado, em que está sendo considerada uma faixa preferencial para veículos de cargas. Ainda serão executadas calçadas e ciclovia, que terão fluxo separado da pista por um canteiro de 50 cm de largura ao longo de todo o trecho da avenida. O projeto ainda contempla o traçado para a execução de futuras faixas marginais com objetivo de orientar os acessos apenas em pontos específicos da via, melhorar o fluxo e a segurança”, explica o engenheiro Maurício Brasiliense."

(O conteúdo e revisão deste release é de responsabilidade da Assessoria de Comunicação da Companhia Docas de Imbituba)
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3 comentários:

  1. Essa obra é de suma importância para todos... além da obra em si, teremos uma verdadeira obra de arte nos trevos da divinéia e da cancha.

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  2. Obra necessária para o dar continuidade ao processo de de desenvolvimento de Imbituba, iniciado há oito anos.

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  3. Boa tarte, gostaria de tecer alguns comentários sobre esta obra de arte que será implementada por este grupo de pessoas de fora da cidade, oportunistas de plantão, só querem degradar o meio ambiente da nossa querida Imbituba, sem qualquer preocupação com seu povo, só eles decidem. Porém, pergunto quem irá indenizar as pessoas que invadiram as áreas públicas dessas duas avenidas com anuencia e submissão dos agentes públicos municipais, será paga com do dinheiro do contribuinte, ou com o dinheiro destes espetalhões. Rui Carlos de Orleaes

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