Por James Pizarro*
Ouvi uma pessoa aqui em Canasvieiras que, não conseguindo ficar calada pra não dizer besteira, saiu-se com esta "pérola" diante da enchente que invadiu casas, lojas, shoppings, mercados, Banco do Brasil,campings,restaurantes e bares :
- Deus está zangado com Canasvieiras !
Que coisa asnática ! (Asnática vem de asno...) Esta mesma pessoa é fumante e já presenciei, por diversas vezes, ela jogar a bagana do seu cigarro no estreito ralo da nossa rua.
Deus deixa os sacos de lixo nas ruas?
Deus esquece as latinhas de cerveja nas calçadas?
Deus deixa as dezenas de garrafas plásticas de refrigerante soltas pelas ruas?
Deus pega seu lavajato e limpa as calçadas com a água potável da CASAN (que vem de longe e custa caro) e direciona toda sujeira para as bocas-de-lobo estreitas e já lotadas de dejetos?
Deus asfaltou e calçou toda a cidade, impermeabilizando o solo e não deixando saída correta para as águas da chuva?
Deus construiu centenas de edifícios em plena zona das dunas, ao arrepio da lei?
Deus autorizou condomínios irregulares em zonas de preservação permanente?
Deus ocupou com casebres as encostas do morro sabendo que elas iriam deslizar mais tarde?
Deus é o ganancioso dono de Imobiliária Celestial e, por isso, quer ganhar dinheiro a qualquer custo e constrói em qualquer lugar, com ou sem alvará?
Deus derrubou as florestas dos morros que ajudavam a conter o solo com seus milhares de quilômetros de raízes entrelaçadas?
Deus se apossou de morros, encostas, cursos d'água, terrenos que são da Marinha, ilhas que são do Governo?
Deus impediu que nossas autoridades criassem juízo e tivessem um sistema de alerta eficaz e precoce, além de um eficiente e rápido sistema de evacuação?
Deus é que exige que as autoridades fiquem apenas "monitorando", "aguardando licitações" e outros papos furados, enquanto a população pamonha e calada não vai para as ruas protestar?
Os desastres se repetem e qualquer ecologista sabe que se repetirão cada vez com mais frequência e gravidade, ceifando cada vez maior número de preciosas vidas. Foi assim ano passado. Foi assim este ano. Será assim ano que vem.
Logo virá o Carnaval. O povo anestesiado desfilará pela Passarela "Negu Quiridu", fantasiado de conde ou de marquês. E todo mundo esquecerá dessa enchente. Como esqueceu das outras.
Ficarão assim até o dia em que não existir mais areia na praia de Canasvieiras. Os hotéis e pousadas ficarem vazios. E tudo ficar entregue aos cães errantes que vagam pelas ruas. E às águas-vivas que fazem arder a pele dos insensatos. Um dia todos descobrirão que dinheiro não é tudo na vida !
Mas, por favor, absolvam Deus de toda esta sacanagem.
(*Eng. Agrônomo, Radialista e Prof. Aposentado da UFSM, RS (morador de Canasvieiras).)
Pergunto aos leitores: a palavra "Canasvieiras" poderia ser substituída por "Imbituba", guardadas as devidas proporções?
Concordo com tudo!
ResponderExcluirA população sofre as conseqüencias de seus atos.
As tragédias acontecem pela teimosia do homem em jogar lixo no chão, morar em morros, etc
Se você caminhar na orla da Praia da Vila até Itapirubá, vocês se apavoram com a quantidade de lixo que tem nas dunas, é uma vergonha! E a quantidade de lixo que tem nas ruas? O povo limpa o quintal e joga em terrenos vazios ou na via pública. É simplesmente um absurdo!
Estamos pagando e ainda iremos pagar ainda mais a conta pela irresponsabilidade de boa parte da população.
Volumes extremos de chuva no leste de Santa Catarina são comuns, especialmente sob condições de precipitação de natureza orográfica. São áreas que estão a leste da Serra e a umidade que vem do mar encontra a barreira física do relevo, convertendo-se em chuva com grandes acumulados ao se produzir o movimento vertical com encontro de camadas mais frias da atmosfera. Estes eventos extremos de chuva geralmente se dão com a presença de uma área de baixa pressão na costa que empurra umidade maritima em direção ao continente, como foi no caso recente de Florianópolis.
ResponderExcluirQuanto ao RJ, modelos de previsão climática já indicavam no ano passado volumes acima da média para a região:
http://img713.imageshack.us/img713/1656/rio5.jpg
Que certamente seriam acentuados pelo efeito orográfico.
De todo modo, os problemas do RJ vem de séculos, especialmente a partir do século XIX e se agravando nos últimos 100 anos. Um exemplo seria o ano de 1966:
http://img267.imageshack.us/img267/994/1966c.jpg
Mas voltando a Santa Catarina. Os próximos dias ainda haverá temporais devido ao ar quente e úmido que prevalesce na região Sul, e que poderão proporcionar chuva forte a torrencial. Em especial na quinta-feira que os índices de instabilidade atmosférica estão bem elevados para o litoral de SC. Com o solo já saturado de água, novos transtornos poderão ocorrer.
Nas últimas 48 horas os modelos de previsão climática continuam insistindo para muita chuva (200-400mm) durante o decorrer desta semana no leste/nordeste de SC, além do litoral do PR e litoral sul de SP. Ainda que a meteorologia não seja uma ciência exata - e nem pretende ser, pois a única constante do clima é ser naturalmente inconstante - esta veemência e concordância entre os modelos é preocupante. Principalmente quando considerarmos a história climática de SC.
ResponderExcluirDe momento o vento é do quadrante Sul, mas em breve deverá virar para Leste/Nordeste, aumentando a circulação de umidade maritima que favorecerá chuva orográfica (influenciada pelo relevo).
O solo do leste/nordeste de SC já se encontra saturado de água com a chuva acima da média das últimas semanas, a ponto que hoje de manhã em Rio dos Cedros, o nível do rio que corta a cidade, estava em 4,70 metros, sendo que ao chegar aos 6 metros pode inundar o centro. Já em Pomerode, alagamentos também foram registrados na noite passada, enquanto Benedito Novo teve algumas casas alagadas.
Nos próximos dias as cidades de Florianópolis, Joinville, são Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Blumenau, dentre outras, poderão ter transtornos como alagamentos e deslizamentos; como este ocorrido há 3 dias:
http://www.ocorreiodopovo.com.br/geral/br-280-deve-ficar-interditada-por-pelo-menos-30-dias-em-corupa-nao-ha-desvio-no-local-6169926.html
E... se Deus quis que chovesse assim, ele também quis nos dar conhecimento para nos prevenir dos problemas vindouros. Além disso, nem é preciso de clarividência para coisas assim. Em se tratando de clima, o que ocorreu uma vez, poderá ocorrer de novo.