Funcionários da saúde: "Em busca de um milagre"

Leitores, nesta semana, o jornal Diário Catarinense publicou matéria denunciando o uso indevido de um veículo da prefeitura de Imbituba, que foi fotografado na cidade de Nova Trento-SC, no último domingo (05), próximo ao Santuário de Santa Paulina. O carro era do setor de vigilância epidemiológica. De acordo com o jornal, um leitor bateu as fotos (estas que estão ao lado) e as encaminhou à redação.

Não entendo as ações desses funcionários públicos. Como podem ter o disparate de agir dessa forma? Não vou nem falar na questão de ter ou não respeito pela população. É questão mesmo de não ter vergonha na cara! Funcionários que usam veículo oficial para fazerem viagem de turismo deveriam ser exonerados ou demitidos a bem do serviço público, como também as pessoas que autorizaram a viagem. Da mesma forma, deveriam os políticos perderem seus cargos, se praticassem o mesmo ato irregular. Entretanto, nem um nem outro acaba recebendo a punição que merece. Isso faz com que situações dessa natureza continuem a acontecer em diversas administrações, em todos os Poderes e níveis de governo.

Conforme eu soube, foi criada comissão de sindicância para apurar o caso denunciado. Paralelamente, corre uma piadinha na prefeitura sobre o fato flagrado. Como o veículo está vinculado à secretaria municipal de saúde, dizem que os funcionários foram ao Santuário de Santa Paulina em busca de um milagre (título de filme) para a situação dessa secretaria.

19 comentários:

  1. PENA, acho que não é piada o referido título de filme, pois pelo que sei a situação da SAÚDE em Imbituba não está nada saudável, é triste saber e conviver com esse descaso. Que SANTA PAULINA nos ajude.

    ResponderExcluir
  2. Leitor(a), penso que algo será feito, pois do jeito que está não pode continuar. Acreditar em milagres e esperar que eles aconteçam não será a solução. Cada um fazer a sua parte é o que o povo espera. Ou o prefeito, hoje, adota medidas políticas duras e amargas, ou será mais um político na calçada da amargura, amanhã.

    ResponderExcluir
  3. Eladir divineiajulho 13, 2009

    Eu acho que esta faltando na saude são as ex secretarias de saude Ane e Madalena para arrumar a casa colocar as duas para dar tudo certo pois na epoca delas não existia isso.

    ResponderExcluir
  4. Eladir, eu não quero cometer injustiças, mas, se não estou enganado, esse problemão da saúde iniciou-se na época em que a Anne substituiu Léa Lopes e passou a ser a titular dessa pasta.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Casos esses já não são novidade, quando tratamos do indevido uso dos meios públicos. Mas já estão sendo tomadas as devidas medidas, para coibir e penalizar tais atitudes, destes funcionários.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, estão "sendo tomadas as devidas medidas para coibir e penalizar" as pessoas que autorizaram a viagem?
    Não acredito que as chefias, geralmente indicações políticas, sejam tratadas da mesma forma.

    Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Sobre o milagre, piadinha circulante na prefeitura, não é só na saude, é na geral. Pois nos governos anteriores simplesmente não existiram, e o atual ainda não fez a menor diferença; mas nos imbitubenses esperamos com fé, que ainda há tempo de nosso administrador municipal acordar deste sono improdutivo!

    ResponderExcluir
  8. Pena, você como comunicador, deve ir mais a fundo dos fatos, principalmente quando os fatos estão tão pertos de você. Já é sabido por todos que entre estas pessoas estavam a nossa Miraculada e outros estudiosos da Nossa Santa Paulina, os quais estiveram naquela cidade de Nova Trento num evento de estudos sobre a Santa Paulina. Tu és sabedor, até pelo tua nova enquete, que a cidade está investindo no turismo religioso, por ser a terra do primeiro milagre, razão esta que é importante sim, a Prefeitura dar suporte pra estas pessoas que se interessam pelos estudos religiosos, em que a cidade está investindo.
    Penso que estas pessoas que lá estavam, não merecem tuas chacotas públicas, pois lá estavam não por motivos pessoais, mas em busca sim, de conhecimentos, para colaborar com o turismo religioso de nossa Cidade.
    Sugiro que devas ir mais a fundo antes de publicar, com tom de chacota, noticias desse tipo. Ou nao é teu interesse ir a fundo?

    ResponderExcluir
  9. Vou responder aos dois últimos comentários:

    1º comentário: eu não entendi o que quis dizer com "nos governos anteriores simplesmente não existiram, e o atual ainda não fez a menor diferença". Esclareça melhor para todos entenderem.

    2º comentário: a) a piadinha rodava na prefeitura e não fui eu quem a inventou;
    b) quem deve ir a fundo é a comissão de sindicância e o Ministério Público, não eu, que apenas reproduzi a matéria;
    c)não consigo entender por que, na época de Jesus, este expulsou os fariseus do templo, porque exploravam financeiramente os fiéis e isto é lido como exemplo pelas igrejas; hoje, no entanto, ainda que se leia os mesmos textos bíblicos, falam abertamente em explorar a fé das pessoas, construindo-se imagens, e até pelo dinheiro da construção já estão brigando publicamente; e eu que sou o vilão?
    d) se a viagem foi em razão do turismo religioso, como você diz, não teria que ser um veículo e funcionários da secretaria de turismo, em vez de ser da vigilância sanitária e da saúde?
    e) será que você mandou esse mesmo comentário ao Diário Catarinense ou quando o fato é divulgado por um meio de comunicação poderoso ninguém se opõe? Alguém da prefeitura ligou para o DC reclamando da matéria?

    ResponderExcluir
  10. Vou em defesa da Anne: os problemas começaram mesmo foi com a utilização da secretaria nas eleições. Todo mundo sabe disso, ninguém escreve. Basta saber em cada fornecedor da secretaria, do hospital à farmacia, quanto cada um tem a receber pelo que foi comprado e não pago ainda. Por isso a crise. Quem vai verificar as contas da saúde, os saldos bancários dos fundos, a perda de recursos federais por falta de prestacao de contas. Não foi a Anne, com certeza!

    ResponderExcluir
  11. Leitor(a), apoio totalmente seu direito de defesa a ela. E continuarei a publicar qualquer comentário que a defenda. Entretanto, sem querer fazer acusações levianas, porque abomino tal procedimento, vamos aos fatos expressos por você:
    -Anne era a gestora da secretaria da saúde e era ela, portanto, quem autorizava todas as dívidas contraídas no período eleitoral;
    -nas eleições, todo governo evita deixar de atender qualquer cidadão, mesmo quando não tenha dinheiro, pois é perda de voto; isso não significa, até prova em contrário, que seria ilegal, podendo ser, talvez, imoral;
    -há um conselho municipal de saúde formado por pessoas de diversos segmentos sociais e políticos que têm o dever de fiscalizar os gastos da saúde e tomarem providências, se algo estiver irregular;
    -a crise financeira da saúde, com certeza, não veio da crise mundial, pois, recentemente, o secretário de finanças afirmou que o orçamento do município não tinha sido atingido pela crise.

    Obrigado pela sua opinião. É assim que deve ser. Vamos participar dos fatos de nossa cidade. Vamos discutir a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  12. Pena, ~eu não tinha porque fazer essa manifestação contra o Diário Catarinense, pois se você ler a matéria que foi publicada por aquele meio de comunicação, em momento algum foi feito chacotas, e sim falaram em supostas irregularidades, diferentemente de ti, que já condenou os funcionários e a miraculada pelo ocorrido.
    Será que a secretaria de turismo tem carro próprio? Quem sabe você que é tão informado possa me responder.
    Podes ter certeza que se tivesses apenas reproduzido a matéria do DC, não terias recebido essas crítica, mas nao foi o que você fez, você além de condenar, publicou em tom de chacota, com total falta de ética.

    ResponderExcluir
  13. Leitor(a), não vou criar um blog ou fazer como alguns pequenos jornais que só reproduzem matérias. Qual a satisfação de um editor de blog em somente reproduzir textos?

    "Já foram identificadas todas as pessoas que teriam feito uso irregular de um carro da Vigilância Epidemiológica de Imbituba, no Sul de Santa Catarina." (parte de um dos textos do Diário Catarinense)

    Em nenhum momento eu falei de algum particular que estivesse junto com os funcionários que nem tiveram seus nomes revelados. Você, sim, citou um; eu, não.
    E ao criticar os "funcionários públicos", não estava me referindo a estes envolvidos, mas sim à atitude de todos os "funcionários públicos" que agem de forma irregular. Peço desculpas se isso não ficou claro.

    Obrigado por voltar ao blog.

    ResponderExcluir
  14. Quero fazer meu protesto contra a secretaria de saude.
    Precisei fazer um exame, mas esta uma baderna total, disseram que iria melhorar e esta tudo ruim.Os exames entram na fila para uma auditoria, acho que é isto. Pago passagem,e ao chegar para carimbar a requisição de exame, tenho que deixar la para ser analisado, e só posso pegar dias depois, TENHO QUE PAGAR OUTRA PASSAGEM. Vi pessoas com câncer que não pode esperar,mas esta na fila. Eu antes pegava no posto. agora não pode, tem poucas requisição nos postinhos,e deixa agente penar la naquele calorão, tem sala que tem só um ventiladorzinho. ja que temos q esperar deveríamos ter ar condicionado como a secretaria da saude . que fez um monte de mudanças e reformas e decoração. Agora querem saber onde vai tanto dinheiro na saude. e quem paga o PATO somos nós que precisamos da saude.
    quero dizer que é muito triste quem precisa de um exame urgente, tem que esperar pelo auditor que não é meu médico, mas vai decidir se preciso ou não.
    Isto é desumano. o dia que fui acho que tinha umas cem(100) pessoas esperando.Doentes gravíssimos. e só tinha uma moça atendendo.
    A secretaria de saude esta muito doente, Ninguem vai fazer nada.PREFEITO, VEREADORES, QUAL EXPLICAÇÃO PARA TANTA BUROCRACIA?
    È SÓ IR LA E CONFERIR.
    UM DESCASO TOTAL COM QUEM PRECISA.
    DONA SECRETARIA , SE EU PUDESSE EU PAGAVA PARTICULAR. E VI PESSOAS QUE PODEM PAGAR TBM LEVANDO SEUS EXAMES.
    OUTRA COISA Q NÃO GOSTEI FOI AS AGENTES COMUNITARIAS FAZENDO PESQUISA DE CASA EM CASA QUERENDO ATÉ SABER O QTO GANHAMOS.PQ? QUAL INTERECE? É SÁLARIO MÍNIMO.TINHA MAIS PERGUNTAS , MAS FOI QUE ME CHAMOU ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  15. "Zé da", primeiramente, sugiro que seu pseudônimo tenha um sobrenome, já que o próprio "da" sugere um.

    Concordo da necessidade de condicionador. Já se chega suando pelo inconformismo de ter de esperar tanto tempo. Com o calor, a transpiração aumenta mais.
    É lamentável que em um país tão rico o povo seja tão mal atendido em quase todos os locais públicos de saúde. E o pior é que, muitas vezes, ainda temos de conviver com o mal atendimento de funcionários - sem esquecer que há muitos pacientes insuportáveis.

    Sobre a questão de pesquisa de renda familiar, acredito que são procedimentos determinados pelo governo federal. São através de pesquisas desse tipo que um país apura índices econômicos. Quando você abre crediário em um estabelecimento comercial você também tem de dizer quanto ganha. Portanto, não vejo nada demais, se a solicitação de informação faz parte de algum programa de Estado e não de governo.

    Obrigado por sua opinião.

    ResponderExcluir
  16. A(o) leitor(a) que enviou comentário dizendo que mora em Nova Brasília e passou pelo mesmo problema citado por "Zé da", informo que não publiquei seu comentário porque não atendeu às regras estabelecidas para comentar.

    Leia novamente as regras antes de enviar seu comentário.

    ResponderExcluir
  17. Oi Pena,
    só hoje tive tempo de parar um pouquinho e visitar teu blog, que eu particularmente adoro.
    Estava lendo os comentáros acima a respeito das pesquisas feitas pelos agentes comunitários de saúde, e se me permitires gostaria de exclarecer a respeito.
    Bom no final de 2009, mais ou menos, a Sedesth -Secretaria de desenvolvimento social, trabalho e habitação solicitou que fosse feito pelas agentes comunitárias de saúde um diagnóstico da área de todo o município para conhecer melhor a sua realidade e assim poder ralizar futuras obras sociais, como por exemplo, construçóes de casas de baixo custo, colocação de telhado adequado nas residências, já que muitas apresetam problemas e podem desabar, quais famílias necessitariam de cestas básicas, e uma infinidades de respostas que são necessárias para realização de obras e atividades que beneficiam a população de Imbituba. Particularmente eu acredito que este senso deva ter contribuído e muito para a execução de novos projetos. Quanto as questões levantadas no senso, é importante dizer que ninguém e obrigada a prestar conta de sua realidade social, portanto, cada um tinha liberdade de responder ou não ao senso. Mas só pra lembrar, projetos e obras são realizadas a partir dessas informações, portanto, quanto mais verdadeiras e mais dados forem coletados melhor para a população.
    Grata pela oportunidade ;)

    ResponderExcluir
  18. Rosimeri, obrigado por seus esclarecimentos e agradeço também pelo retorno ao blog.

    ResponderExcluir
  19. esclarecer*
    censo*
    agora está certo.
    corrige aí vai...

    desculpa que erro absurdo

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.