"Localismo" ameaça o surf em Imbituba

"Localismo", para quem não sabe, é a preferência que o surfista local acha que tem sobre os surfistas que não são da cidade. Na visão estreita deles, acreditam que a onda do mar só pertence a eles e que turista tem de surfar bem longe dali.

Eu não queria falar sobre isso, antes da etapa do WCT, mas já que o jornalista Luiz Carlos Prates, da RBS, tocou no assunto, vou antecipar minha crítica.

Esta foi a nota publicada no Diário Catarinense, hoje, pelo referido jornalista, intitulada "Bandidos":

"Faz tempo que um grupo de vagabundos, em Imbituba, proclamados surfistas, agride e afugenta turistas e surfistas de outras localidades. Reservaram domínio na praia.
Os covardes, que atacam em grupo, estão identificados e vão ser “pegados”. Imbituba não merece esses vadios. A tunda e o sol quadrado estão preparados para eles..."

Leitores, o fato teria ocorrido no feriadão do dia 1o. de maio, no Canto da Praia da Vila, onde alguns surfistas de Florianópolis teriam sido ameaçados por surfistas locais, se não saíssem da "onda". Dentre os ameaçados, pelo que sei, estava um delegado da DEIC e um empresário de Florianópolis ligado à RBS. Fala-se que havia também um delegado da Polícia Federal.

Como estavam em menor número, os surfistas de Floripa decidiram não reagir e saíram da praia, irritados com as palavras e palavrões ofensivos dos chamados "nativos".

Essa palhaçada já está indo longe demais. Não é a primeira vez que fatos criminosos dessa natureza acontecem em alguma praia de Imbituba. Para uma cidade que pretende se firmar no cenário internacional para sediar uma etapa do WCT, isso só vem trazer prejuízos para a cidade, causados por uma meia dúzia de imbecis que querem copiar de outras praias esse tratamento xenófobo sem qualquer sentido.

O fato está em apuração na Delegacia de Polícia de Imbituba e espero que a sentença judicial seja exemplar, para coibir essas imbecilidades.

A praia é local público e não possui reservas.

7 comentários:

  1. Acho que primeiramente quem escreve sobre algum assunto precisa, no minimo, verificar as informações do fato ocorrido e buscar o máximo de conhecimento sobre.
    No surf existem regras, e em todas as praias elas funcionam da mesma maneira, isso ocorre para a manutenção da sua prática, como em qualquer outro esporte.
    O problema em questão foi gerado pela quebra destas regras, e pela falta de respeito.
    Só para completar, o localismo em Florianópolis, por exemplo, é muitas vezes pior, mesmo que você respeite os locais, simplesmente no "pico" um surfista de fora não vai poder ficar..
    "Não se cria teoria sem conhecimento.."

    Resumindo, informe-se antes de querer comentar sobre um assunto desconhecido.

    Um Abraço,

    Morador de Floripa.

    ResponderExcluir
  2. Leitor, "primeiramente", tenho bastante conhecimento sobre o fato ocorrido.
    Sei também que esse mesmo problema existe em muitas praias do Brasil e não é só em Imbituba.
    Não acredito que você seja de Floripa como diz, mas se for, espero que você não pense igual aos que promoveram as ameaças aqui.
    Regras existem em qualquer esporte, mas essa que vocês dizem que deve ser respeitada não combina com o esporte de liberdade que é o surf! Que regra é essa que se "permite" chegar às últimas consequências (ameaças, agresões verbais e físicas, e quem sabe algo mais grave) para serem cumpridas? Regras que permitem isso são corriqueiras entre gangues e no crime organizado.
    Afinal, qual é o fundamento da sua "teoria" (dessa regra)?

    ResponderExcluir
  3. Nossaaa é uma pena que eu e minhas amigas não podemos comparecer neste evento... somos de Blumenau e estamos enforcadas com o nosso TCC... vai ter que ficar pra proxima. Boas ondas pra vcs! Abraço!!!

    Daniela Eufrasio

    ResponderExcluir
  4. Daniela, primeiro os estudos, depois a diversão! Não fique triste, pois no próximo ano as feras do surf estarão aqui novamente. Então, você poderá participar da maior festa do surf da América do Sul.
    Se não conhece Imbituba, venha antes do próximo WCT e aproveite nossas belas praias, como você pode observar nas imagens de cabeçalho deste blog.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Ao leitor que enviou comentário dizendo que "Em janeiro Imbituba parecia cidade fantasma", fazendo comparação com Garopaba, informo que não publiquei seu comentário porque não foram observadas as regras para comentar neste blog.
    Leia as regras, novamente.

    ResponderExcluir
  6. Um imbecil cujo nome já sei,e vou reencontrar.... tentou me inibir com palavras como ''tu não é nativo" nem nativos entram na minha onda....não nasceu no São Camilo nao é Nativo...como ele diz.kkkk, minha esposa e filho são nativos e descendente de nativos, ..E eu, residente a 3 anos não tenho direito de surfar? Comédia... Não sai do mar e ainda quero perguntar a este abobado quem vai me proibir de surfar em qualquer lugar.... Respeitosamente, cumprimento todos que passam por mim e me olham no olho...O mar é de Deus e só ele vai me tirar ou me proibir... Leonardo Teixeira

    ResponderExcluir
  7. O localizando faz parte do surf, mantém a cultura de cada local. Porém o localismo deve servir para incentivar a evolução e o respeito

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.