A Vigilância Sanitária de Imbituba encontrou quatro focos do mosquito Aedes Aegypt, no Município, sendo três na área portuária e um no portão da extinta ICC.
Embora não tenha havido casos de dengue na cidade, não acredito que haja apenas poucos focos do mosquito em Imbituba. Num município que tem um porto no coração da cidade, recebendo, além dos navios, caminhões de todos os lugares do Brasil, creio ser impossível que os focos existam apenas na área portuária e adjacências.
Pelo que sei, o Porto de Imbituba possui uma fiscalização intensa na questão de problemas dessa natureza e, quanto ao mosquito da dengue, inúmeras armadilhas estão colocadas em toda a extensão da área portuária. Por isso mesmo que acredito que os focos devem existir em outros lugares da cidade, menos fiscalizados pela saúde municipal.
Como o município possui inúmeros estabelecimentos conhecidos como ferro-felho — quase todos, diga-se de passagem, sem qualquer autorização de funcionamento — , é enorme o risco de existirem, aí, lugares propícios à propagação do mosquito.
Na foto, professores e agentes comunitárias de saúde participam de palestra para conhecerem o problema e saber como preveni-lo, para levar ao conhecimento da população.
Conforme fiquei sabendo, em países que se tentou acabar com essa praga usando inseticidas em larga escala fez com que o mosquito sofresse mutações e ficasse mais resistente, dificultando seu extermínio. Portanto, melhor que a população se previna, tomando atitudes simples para evitar a propagação do mosquito.
Recentemente, descobriu-se que a borra de café é um excelente inseticida para evitar a propagação do mosquito.
Leia sobre isso e como fazer.
Olá
ResponderExcluiraté acho válida essa ação da vigilância.. e quantos as foças que estão vazando e soltando seus residuos nos terrenos vizinhos::::
foi feito um registro e até hj nada foi feito em relação
continua água parada da foça soltando em terreno viz\inho e mesmo com a identificação =, nada foi feito..
e por que eu tenho que me identificar para denunciar umiregularidade a para que a vigilancia vá até o local??
e se for meu vi\inho, como fiarei em relação a ele??
abraços
Laurindo, eu vejo que a atuação da vigilância sanitária deveria ser muito mais ativa. Principalmente nos estabelecimentos que vendem produtos alimentícios (bares, restaurantes, açougues).
ResponderExcluirO fato de ter que se identificar para denunciar, inibe o cidadão a ajudar a resolver os problemas da cidade e o seu próprio problema, quando necessitar. Acredito que esse requisito para denúncia é despiciendo.
Obrigado por sua participação.
Gostaria de saber o que foi feito pela vigilância sanitária para que o problema "dengue" fosse resolvido?
ResponderExcluirEstá sendo feito alguma coisa no presente momento?
É de quem a responsabilidade em fazer a prevenção da dengue?
Conheço o problema que JB Laurindo se refere, gostaria de saber qual a atitude a ser tomada para que se resolva esse caso e outros semelhantes?
Os terrenos baldios são responsabilidade de seus proprietários, mas se esses não fazem a limpeza necesária a quem cabe cobrar?
Uma sugestão para esse caso é cobrar bem caro, tem gente que só sente quando dói no bolso.
Gostaria de respostas para as minhas dúvidas...
Rosimeri, tenho conhecimento de que a vigilância sanitária, responsável por essa questão, tem agentes nos bairros para investigar e tomar conhecimento de pontos facilitadores para a procriação do mosquito. Contudo, não sei efetivamente qual o trabalho está sendo desenvolvido, além do que está na matéria acima.
ResponderExcluirConscientização da população é a maior solução.
Penso que casos como o do JB devem ser resolvidos da seguinte maneira: conversar com o vizinho; não resolvendo, informe à vigilância sanitária. Se você não quer arrumar uma encrenca com seu vizinho, saiba que você já está encrencado com a atitude dele. Ou aja e resolva o problema, ou viva reclamando sem tomar uma atitude.
Essa situação de não aceitar denúncia anônima, como o JB comentou, penso que você deve se certificar disso. Se for verdade, procure um vereador e peça para mudar isso. É um absurdo!
Os terrenos baldios são um problema sério, às vezes. Embora haja uma certa "desculpa" da prefeitura para não tomar providências sobre terrenos baldios, alegando que o novo código de posturas está sendo elaborado e, a partir da aprovação, a prefeitura passará a autuar os proprietários relaxados, vejo que essa desculpa não tem sentido. O código em vigor autoriza as todas as medidas necessárias.
Para você conhecê-las, acesse este link:
http://www.imbituba.sc.gov.br/Leis/postura.php?set=7. A partir deste endereço web, você poderá acessar o código de posturas. Leia o artigo 34 e seguintes.
Reclamações sobre terrenos baldios? SEINFRA-Secretaria de Infraestrutura.
Espero ter sido útil.
Agradeço sua atenção, seu comentário é inteligente e responsável, mas sobre a "Dengue" ainda gostaria que alguém da vigilância se manifestasse...não tenho conhecimento de nenhum agente da vigilancia aqui na comunidade...isso me preocupa!
ResponderExcluirRosimeri, parece que os agentes políticos ainda não descobriram o blog, ou não querem se pronunciar sobre o que é escrito aqui.
ResponderExcluirQuem sabe um dia eles vêm participar e responder aos questionamentos da população.
Minha obrigação para com os leitores é esta: responsabilidade nas críticas e nas informações publicadas.
Um abraço.
No final da rua Pedro Bitencut na Vila Sto AntonioTem Uma casa na Esquina, que fez um encanamento da foça para rua, e qdo ele esvazia a fossa Nós moradores Não podemos andar na rua devido ao mau cheiro.
ResponderExcluirA rua fica imunda.
Já saiu no jornal , Citado o problema pelo Presiente da Câmara sr.Christiano Lopes de Oliveira.
Mas até hoje ninguém veio. Ja foi falado Varias Vezes.
Eu acredito que o trabalho da vigilância é fiscalizar pois são pagos para este trabalho, mas ficam dentro do escritório. Querem que nós façamamos o trabalho deles , e correndo o risco de arrumarmos inimizades com vizinhos e dono de restaurantes que não tem o minimo de higiene.
Obrigada.
Leitora, informe exatamente onde é o problema, para que eu possa ir ao local e bater fotos e colocar aqui no blog. Quem sabe a vigilância sanitária ou algum vereador veja e tome providências.
ResponderExcluirEu que agradeço sua visita.
Boa tarde!
ResponderExcluirA casa fossa que fez o encanamento da fossa alias ja são duas,
fica perto do posto Dalçoquio A casa é de azuleijos E a do lado. A saida do esgoto fica do ldo do bar Do s Tavinho, pode olhar pq hoje tem agua suja escorrendo.
Obrigada
Após anunciar uma pandemia mundial da gripe pelo vírus influenza A (H1N1), a Organização Mundial da Saúde anunciou em seuu boletim desta sexta-feira (12) que em apenas um dia o número de casos da doença aumentou em 895. Segundo a agência da ONU, há atualmente 29.669 infectados em 74 países, com 145 mortes.
ResponderExcluirNesta sexta, a companhia farmacêutica suíça Novartis AG anunciou a produção do primeiro lote de uma vacina contra a nova gripe A (H1N1). Segundo a Novartis, que fez a declaração semanas antes do esperado, o primeiro lote será usado para avaliações clínicas e pré-teste.
Esta é Machete do G1 Globo .com
E eu! Pergun? O que vigilancia sanitaria, em nosso municipio? POis é preocupante, temos o porto onde é uma das portas de entrada do virús.
Penso que deve ser tomada todas as Providencias para que no aconteça igual a dengue, que deveria ter tido mais consêntizaçaõ e não teve.
Existiu ou existe o foco na antiga ICC, onde tem colégios e secretarias. Dizem que ninguém foi infectado, mas como acreditar?
Obrigada!
Marlene, acredito que a vigilância sanitária que fiscaliza os navios que atracam no porto, e que é de responsabilidade da ANVISA (governo federal), faz um trabalho com muita responsabilidade.
ResponderExcluirNo caso da "gripe suína", a conscientização da população não é "remédio", até porque só através de exames para se saber se é uma gripe comum ou não.
Marlene, antes de publicar seu comentário, favor revisá-lo para evitar falta de letras, senão os leitores não vão entender o que você quer dizer.
Obrigado.