Faleceu o ex-vereador Henrique Bittencourt de Bona

Faleceu, hoje, às 18h00, o ex-vereador Henrique Bittencourt de Bona. Sua participação política como vereador foi muito importante para Imbituba, quando participou do movimento e aprovação da emancipação político-administrativa de Imbituba, em 1958.
Dr. Henrique, como era chamado por ser dentista, era casado com a Sra. Sônia Maria Simões de Bona, e pai de Gilberto Simões de Bona, Roberto Simões de Bona e Jaqueline Simões de Bona Inácio.

Em 1954, as eleições municipais conduzem à Câmara Municipal de Laguna, então composta por treze cadeiras, cinco representantes do Distrito de Henrique: Willi de Souza (UDN); Jair Cardoso (UDN); Eustáquio Cavalcanti (PTB); Maurício da Costa Moure (PSP) e Licínio Andrade de Souza (PSD). Henrique Bittencourt de Bona ficou como primeiro suplente pelo PSD, assumindo, em seguida, a vaga de Licínio Andrade que mudou seu domicílio para Florianópolis.
Entusiasmado com o apelo popular pela emancipação, Henrique de Bona apresenta proposição na Câmara de Laguna para a criação do município de Henrique Lage. A reação lagunense foi resoluta, pois a movimentação econômica de Imbituba era a principal fonte de recursos para o governo municipal de Laguna. O retorno de Licínio Andrade ao legislativo foi imediato, afastando Henrique de Bona e arquivando o projeto emancipatório.
O movimento pela emancipação continuou sua investida, de forma suprapartidária, sob o comando de Nelson Souza (UDN), que viria a ser o primeiro Prefeito eleito após a nova emancipação, e Henrique de Bona (PSD), posteriormente eleito vereador, além dos dirigentes políticos Valter Amadei Silva, futuro primeiro Prefeito nomeado após a emancipação, e Tomé Manoel dos Santos, que também se tornou vereador.
A estratégia do grupo emancipacionista voltou-se então para a cooptação de vereadores para a causa imbitubense, de modo a atingir a maioria simples de votos necessários para a aprovação de uma Resolução criando o novo município. Sob esta ótica, os trabalhos iniciavam com um número modesto de edis favoráveis a Imbituba (então Distrito de Henrique Lage). Apenas três parlamentares: Willi Souza, Jair Cardoso e Maurício Costa Moure. Os outros dois eleitos pelo então Distrito de Henrique Lage, Eustáquio Cavalcanti e Licínio Andrade de Souza, não se alinhavam à causa.
A ação foi então dirigida para buscar apoios individuais à causa imbitubense. O primeiro a ser abordado foi o Vereador eleito por Laguna, Hilarião Pacheco que assegurou seu apoio. Era o quarto voto. A investida seguiu-se com a conquista da Vereadora Adelaide Ramos, também de Laguna, que se comprometeu a votar em branco. Reduziu-se, assim, o quorum de treze para doze votantes, que apreciariam a matéria. Faltavam três para conquistar a maioria simples.
A conversação seguinte deu-se com o vereador também eleito por Laguna, Euclides Pereira de Souza, o qual se comprometeu a ficar mais tempo em Porto Alegre, numa viagem que faria à capital gaúcha, permitindo, com sua ausência na sessão que apreciaria a proposição, a redução do quorum para onze vereadores. Ainda faltavam dois votos.
Mais um apoio foi buscado junto ao Vereador Nazil Bento, que também se comprometeu em votar a favor da emancipação, sob a condição de que o grupo emancipacionista pagasse a conta de dois ônibus contratados para trabalhar na sua campanha, cujo valor não tinha sido coberto por seu partido, o PSD de Laguna.
Agora restava conquistar mais um voto para obter a maioria simples. Mas, o quadro favorável, sofreu, então, um revés ao se revelar a retirada de apoio à causa imbitubense do Vereador Eustáquio Cavalcanti, eleito por Imbituba, por ser amigo pessoal do então Prefeito de Laguna, Dr. Valmor de Oliveira, e também funcionário da Câmara daquela cidade.
Todavia, o grupo não esmoreceu. A conversa foi direcionada, então, para o Vereador Licínio Andrade que estava endividado em razão da campanha anterior, já que não tinha sido reembolsado por seu partido, o PSD. O grupo acertou a quitação da dívida e, em contrapartida, a renúncia foi iminente. Assumiu, então, de forma definitiva, Henrique de Bona. Era o sexto voto a favor de Imbituba e o momento oportuno para reapresentar a proposta de emancipação do Distrito de Henrique Lage.
O êxito da estratégia estava comprovado com a edição da Resolução nº 21, em setembro de 1956, aprovada na Câmara Municipal de Laguna, autorizando a criação do Município de Henrique Lage. Porém, somente em 21 de junho de 1958, a Assembléia Legislativa de Santa Catarina aprovou a proposição que se tornou a Lei nº 348/58 que restabeleceu a autonomia político-administrativa. (fonte: Câmara de Vereadores de Imbituba)

Seu corpo será velado no plenário da Câmara Municipal de Imbituba.

Aos familiares, desejo que Deus os ampare nesse momento de profunda tristeza.

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.