Imbituba: MP consegue liminar para fazer parar obras nos canteiros

meio ambiente imbituba
O Ministério Público em Imbituba ajuizou ação civil pública em  face das obras de retirada de "vegetação" dos canteiros das ruas Irineu Bornhausen e Nereu Ramos (nesta ainda não começaram), no Centro, conseguindo liminar parcial em seus pedidos, sob pena de multas diárias que chegam a R$ 10 mil.

Qual o fundamento da ação proposta pelo Ministério Público?
Para quem não leu o artigo publicado aqui, no dia 12/01, a respeito da retirada do que restou de plantas nos canteiros e a implantação de lajotas nos espaços destinados à vegetação, ainda é tempo de ler.
Naquela publicação eu citei uma lei municipal de 1989, que obrigava o Município a plantar e manter árvores nativas nos canteiros existentes em todo o município. E foi essa mesma lei que o Ministério Público utilizou para fundamentar sua ação civil pública.

Nas imagem abaixo constam os pedidos do MP ao Judiciário:


Nestas outras duas imagens consta a decisão judicial:



Na data de ontem (20), o MP peticionou de forma urgente, conforme segue:



Pelo jeito, entre plantas, mato, lixo, areia e lajotas, brotaram abacaxis...
Resta saber quem irá descascá-los. Se alterar ou revogar a lei municipal nº 1.034/89, será mais fácil.

4 comentários:

  1. A lei 1.034/89 é apenas UM dos muitos fundamentos da ação. Entre outros estão o Plano Diretor (p. ex. no art. 41, X, que prevê o projeto burle marx como um dos projetos que compõe o programa de infra-estrutura urbana, além do art. 6, incisos XII, XIII); a Lei Orgânica do Município (art. 202, que prevê que as áreas verdes do município são "patrimônio especial de interesse público e indispensável ao processo de desenvolvimento equilibrado e à sadia qualidade de vida de seus habitantes e não poderão ter suas áreas reduzidas". Entre outros.. No mais, não sei a quem interessa a revogação da Lei 1.034 (à população imbitubense é que parece não ser), e quem o fizer terá que arcar com as consequências políticas de tal ato. O fato é que o plano diretor e a lei orgânica ninguém alterará (ao menos sem os - muitos - procedimento legais necessários para tanto, que, não observados podem inclusive proporcionar eventual condenação por improbidade administrativa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnior, eu não disse que a revogação da lei seria o suficiente. Quanto ao Plano Diretor, este é alterado todo ano, e sempre será, de acordo com as necessidades do município. Não vejo tão relevante essa vegetação dos canteiros para o meio ambiente e sim para a ornamentação da cidade.
      Há áreas bem mais complexas que deveriam receber a atenção do Ministério Público, como o Morro do Mirim (Morro das Antenas).

      Excluir
  2. O planeta precisando de mais verde, e aqui em nossa cidade fazem uma palhaçada dessa. Já não basta a sacanagem que fizeram no centro, agora partem para outras áreas. Consultem o povo antes de praticarem tamanha burrice. Quero saber porque só os comerciantes tem direito a opinarem? Nós também pagamos impostos, queremos ser ouvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que preservar a democracia representativa e não direta, Rosinaldo. Senão será uma Torre de Babel.

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.