Da Europa para Imbituba

Leitores, para quem não sabe (mas já falei disso), uso um site que me mostra de quais cidades o meu blog é acessado. Os acessos de Imbituba, na grande maioria deles, são apontados pelo site como sendo acessos feitos de Florianópolis. Considerando apenas os leitores que acessam frequentemente, eles estão em diversas cidades como Garopaba-SC, Laguna-SC, Criciúma-SC, Tubarão-SC, Rio do Sul-SC, Ibirama-SC, Braço do Norte-SC, Joinville-SC, Brusque-SC, Balneário Camboriú-SC, além do Rio de Janeiro-RJ e Porto Alegre-RS. Dos EUA sempre há alguns internautas que leem algumas postagens, mas não sei se são imbitubenses que moram lá, pois nunca deixaram qualquer comentário.

E, num dia desses, olhando o site de monitoramento, vi um acesso da Alemanha. De início, acreditei que fosse algum internauta que, como eu, volta e meia visita alguns blogues de outros países. Ledo engano. Observei outros acessos, no mesmo dia, e fiquei muito curioso. Alguém, da Europa, estava lendo meu blog. Eis que começaram a chegar vários comentários de uma leitora que se identificou como "Malu Brasil". Como vocês podem verificar, há inúmeros comentários dela no meu blog.

Curioso, solicitei que ela mantivesse contato comigo, via e-mail, para nos conhecermos. Queria, na verdade, saber qual o interesse dela, que disse ser brasileira, e que, mesmo morando na Europa, interessava-se pelos assuntos da Zimba, a ponto de enviar vários comentários sobre os temas mais diversos postados neste blog. Houve resposta ao meu e-mail.

Segundo Malu, ela e seu marido, um engenheiro alemão, estão à procura do "paraíso na Terra", ou seja, querem vir para o Brasil, num futuro próximo e, para eles, o paraíso seria uma cidade sossegada, localizada à beira-mar, que tivesse boa infraestrutura e fosse habitada por um povo simpático. Imbituba está em sua lista, embora ela saiba que não há a infraestrutura que gostaria que houvesse.

Malu Peters vive há mais de 20 anos na Alemanha e conheceu Imbituba, no fim do ano passado, quando esteve passeando por aqui.
Por e-mail, trocamos ideias, falamos de política e sociedade (como eu não falaria disso?), das coisas daqui e das coisas de lá. Pelo que senti dela, a firmeza alemã já faz parte de seu modo de pensar.
Malu é formada em Comunicação Social por uma universidade do Rio de Janeiro e, na Europa, fez curso técnico de turismo, cujo nível quase se equipara ao de uma faculdade de turismo no Brasil. Em novembro, iniciará um curso técnico de paisagismo.

Ao perguntar sua idade, por simples curiosidade, respondeu que faz parte da geração 50 PLUS. Bem, com quase metade de sua vida vivendo na Europa, eu não poderia perder a chance de aprender algo mais sobre a vida, o pensamento, a política e a sociedade do povo do Velho Continente. Então, convidei Malu para escrever neste blog. Convite feito, convite aceito.

Semanalmente, Malu estará aqui no blog Pena Digital, falando um pouco da vida na Europa.
Para que escrevesse aqui, a única condição arbitrada por mim foi a seguinte: que eu possa criticar o que ela escreva, assim como ela poderá fazer o mesmo em minhas postagens. Eu e ela pensamos da mesma forma: liberdade de expressão, sempre!

Malu, bem-vinda a Imbituba, ainda que virtualmente. Comece a conhecer a Zimba, seu povo, sua política (e seus políticos), seus problemas e suas belezas naturais. Quem sabe, um dia, você e seu marido acabem fincando seus pés na Zimba, assim como muitos outros que chegaram de outras partes do Brasil e do mundo. Bem-vinda ao blog Pena Digital!

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.