Direção do hospital de Laguna alerta para risco de construção de hospital regional

Leitores, recebi esta carta que foi endereçada para meu email, e nela a direção do hospital de Laguna chama a atenção da população e das autoridades para o risco de se construir um hospital regional na AMUREL.

Concordo plenamente com o teor desta carta e penso que, em vez de os políticos ficarem fazendo reuniões com jantarzinhos para discutir onde se poderia construir um hospital regional, para as quais não são convidadas as pessoas ligadas à área de saúde pública, deveriam é tomar conhecimento da real situação de cada estabelecimento de saúde, bem como suas necessidades e suas sugestões para melhorar o atendimento à população.

Para aqueles que acreditam que não necessitam dos hospitais de suas cidades, porque têm condições de se locomoverem a hospitais de outros municípios ou até outros Estados, onde há mais recursos especializados disponíveis, saibam que nem sempre há tempo para essa locomoção, e os primeiros socorros são prestados pelos hospitais de sua cidade. Portanto, é hora de todos se unirem e reivindicar melhorias aos hospitais que já atendem à população. Investir em um hospital regional, para que as pessoas continuem sendo levadas de vans e ambulâncias para a cidade na qual será construído, não acabará com esse sacrifício vivido pelos que necessitam de tratamento hospitalar.

Sabe-se que os hospitais regionais existentes não suportam mais a demanda que atendem. Penso que ao se construir um hospital regional na AMUREL será mais um a não dar conta de prestar atendimento a toda a região. Portanto, acredito que a solução está em investimentos públicos e privados nos hospitais que já existem.

Abaixo, a mensagem que me foi encaminhada:

"Meu nome é Regina Ramos dos Santos e sou presidente do hospital de Laguna. Encaminho, para conhecimento, a carta aberta que entregamos às autoridades municipais e regionais, a respeito da construção de um novo hospital regional na AMUREL.

Grata pela atenção"
HOSPITAL DE CARIDADE SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS

LAGUNA - SC

CARTA ABERTA ÀS AUTORIDADES DO MUNICÍPIO E REGIÃO

A Diretoria do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, reunida na noite de 27 de maio próximo passado, resolveu manifestar às autoridades sua preocupação relativa à campanha em prol da construção de mais um hospital regional na AMUREL, por entender que tal ideia constitui séria ameaça à sobrevivência dos hospitais existentes.

Existem na região dez hospitais credenciados para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde, perfazendo um total de 675 leitos. Somando-se aos leitos destinados a pacientes particulares e conveniados, este número chega a 906, mesmo não se levando em conta os leitos do Hospital SOCIMED, que é totalmente privado.

Tais dados permitem-nos afirmar que não há carência importante de leitos hospitalares para assistência de média complexidade na região. O que existe é falta de condições estruturais para que os hospitais ampliem sua resolutividade, de modo a somente encaminharem ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão) os casos que exigirem intervenções de alta complexidade.

Por outro lado, o Hospital Nossa Senhora da Conceição é o que concentra, em Santa Catarina, a maior quantidade de leitos destinados a usuários do Sistema Único de Saúde e, por toda a gama de serviços de alta complexidade que implantou ao longo das últimas décadas, disponibilizando-os a toda AMUREL, já constitui, por si só, serviço de referência regional da mais alta qualidade.

Entendemos que a construção de um novo hospital de grande porte acabará de vez com as esperanças dos hospitais existentes de conseguirem recursos para ampliarem sua capacidade de resposta aos problemas de suas populações. É o caso do Hospital de Laguna, o segundo na AMUREL em número de leitos e de Autorizações de Internação Hospitalar – AIH e que, além dos serviços que reativou ou implantou nos últimos anos, possui tramitando no Estado projeto de instalação de Unidade de Terapia Intensiva (10 leitos).

Por tudo isso, solicitamos que as autoridades participem do debate, levando à reflexão de que muito mais lógico e sensato do que construir um novo hospital regional é lutar pela melhoria estrutural daqueles já existentes, ajudando-os a buscarem vocacionamentos capazes de ampliarem sua resolutividade e fontes de receitas. Certamente, o investimento necessário será muito menor e muito mais justo, levando-se em conta que estamos falando de hospitais que, há muitas décadas, vêm prestando relevantes serviços aos municípios da AMUREL e aos milhares de turistas visitantes.

A Direção do Hospital da Laguna

2 comentários:

  1. não tenho ligações com SC. Sou do interior de SP!
    li matérias de meu interesse e gostaria de compartilhar as ideias com meus amigos e leitores!!!

    abçs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e fique à vontade para opinar.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.