Ambulantes: como administrar essa atividade?

Na edição de sexta-feira, do jornal Popular Catarinense, publicou-se a reclamação dos empresários da Praia do Rosa contra os ambulantes que não possuem licença do poder público para comercializar. E sugerem até a ação da Polícia Militar para combater esse problema.

Bem, primeiro, discordo da ação policial. Se queremos um país mais democrático, devemos usar a força policial somente quando não existir outros meios que possam funcionar na resolução do problema. E não vejo tal necessidade nesse caso. Segundo, não faz muito tempo que houve uma ação policial por lá, ocasião em que inúmeros empresários tiveram seus estabelecimentos fechados por falta de licença policial para funcionar.

Já a respeito da falta de fiscais, a Prefeitura não pode alegar isso como desculpa. E não sei porquê — ou será que sei? — que em todas as administrações não se deu importância à contratação de funcionários para atuarem nessa área, que não trata apenas de fiscalizar, mas também de organizar a cidade.
E a falta de fiscais faz com que o comércio de rua se torne um problema não só na Praia do Rosa, mas em todo o município.

No Centro, no fervor das vendas de fim de ano, andar pelas calçadas necessitava de muita atenção, para não se pisar em toalhas, meias, brincos e outros artefatos em exposição no chão.
Junte-se a esse problema as propagandas sonorizadas, principalmente no Centro, que muito incomodam transeuntes, funcionários do comércio, profissionais liberais e todos aqueles que têm audição perfeita. Ou seja, é in-su-por-tá-vel! Pergunte também aos turistas!

Já as placas de publicidade, em especial no bairro Nova Brasília, promovem um colorido que beira o mau gosto e reflete a falta de criatividade.
Tanto para o som quanto para as placas de propaganda não há regulamentação legal. Ou será que tem e eu não sei? Se tem, não se aplica.

As administrações, de um modo geral, têm o defeito de, primeiro, deixarem aparecer o problema, para, depois, correr atrás de uma solução.

2 comentários:

  1. O comércio ambulante e as poluições sonoras e visual estão realmente sem administração na nossa ZIMBA. O poder publico municipal está perdendo o controle geral da cidade. Falta o cumprimento da Lei de Postura municipal. Além disso, será se a decoração de natal vai ser aproveitada para "o carnaval",que desleixo. E a saúde,está falida,visitem os postos de saúde e verão que na há nem material para limpeza e higiene,muito menos medicamentos. E o novo terminal urbano,quando será inaugurado? E a coleta de lixo domiciliar,uma vergonha e todos os anos,~durante o verão é sempre a mesma VERGONHA,osx contratados pela prefeitura dizem que não esperavam tal demanda. Parabéns pela iniciativa do Pena Digital e vamos ajudar aos nossos homens publicos a melhorar a qualidade de vida da nossa cidade,que no momento está despencando,abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por participar!
    Solicito que divulgue a seus amigos este blog, como também divulgue através de sua lista de email.
    Envie notícias para publicação.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.