Justiça diz que IPTU de Imbituba está correto

Em razão dos reajustes no IPTU ocorridos no ano passado, o Partido Social Democrático-PSD ajuizou ação contestando os índices utilizados para essa alteração. O partido abriu fogo contra o governo municipal e sugeriu aos contribuintes para não pagarem o imposto. Hoje o governo local distribuiu o seguinte release aos meios de comunicação:

"Reajuste do IPTU está de acordo com a Lei
A Justiça decidiu que o reajuste na planta genérica realizado em 2014 foi baseado em estudos corretos
O Município de Imbituba, no ano de 2014, passou por uma atualização da planta genérica de valores para cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, reajuste que era necessário, pois há anos não era avaliado de acordo com a valorização e atualização dos terrenos. Neste mês de janeiro, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina atestou que a ação foi constitucional e dentro da legalidade.

Daniel Vinício Arantes Neto, procurador-geral do Município, relembra que a Ação Direta de Inconstitucionalidade, afirmando que não existiam parâmetros para o aumento, foi movida pela oposição ao Governo. “Foi uma irresponsabilidade, pois orientaram erroneamente os cidadãos a não pagarem os seus impostos. Na época, explicamos que não houve aumento do imposto e sim um reajuste na planta genérica de valores, sendo que todos os estudos necessários foram realizados de maneira correta”, frisa.

O Desembargador Relator do processo, Doutor Alexandre D’Ivanenko, analisando a Ação proposta pelo Partido Social Democrático – PSD, assim se manifestou sobre o caso: “A eventual inércia do Poder Executivo poderia configurar, inclusive, renúncia fiscal e, sendo assim, poderia levar à responsabilização dos agentes públicos aos quais se atribuísse o dever legal de zelar pela arrecadação municipal, em especial o Prefeito Municipal”, declara.

Os contribuintes que não pagaram o IPTU de 2014 continuam em dívida com Município e devem procurar a Secretaria Municipal de Fazenda para efetuar o pagamento. O cidadão que acredita ter recebido um reajuste maior do que o valor do seu bem pode entrar com um pedido de reavaliação, sendo que este também deverá ser protocolado junto à Secretaria Municipal de Fazenda."

Em 24 de janeiro de 2014, eu escrevi o seguinte artigo em meu blog: O IPTU de Imbituba e a manipulação política de informações, que você poderá ler aqui. Vale a pena a leitura.

E agora? Como ficam os contribuintes que não pagaram seus carnês, na esperança de uma derrota do município no Judiciário?

(Observação: revisão do texto em destaque é de responsabilidade da comunicação social da prefeitura de Imbituba)

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.