Imagem da semana: ilegalidades comuns

Nesta semana não me empenhei pra publicar hoje a "imagem da semana". O meu feeling não andava muito bom nos últimos dias. Mas para não deixar de publicar esse post dominical, vou divulgar aqui três fotos que já compartilhei no twitter.

A primeira foto mostra uma caçamba transitando na Av. Brasil, embora apresentasse estado de conservação precário e despejando no ar quantidade de fumaça aparentemente muito superior ao permitido na legislação de trânsito. Demoninei de maria-fumaça esse veículo e questionei: isso é uma infração de trânsito ou crime ambiental?

E não é raro encontrar veículos desse tipo circulando em nossa cidade. Há uma outra caçamba que circula frequentemente sem qualquer sinalização traseira, trabalhando para uma loja que vende material de construção.


Na foto abaixo, apresento um problema que, diante da corriqueira ação de comerciantes e empresários, ficou tão comum que já não incomoda mais ninguém.

A prefeitura gasta R$ 50 mil naquele projeto (Burle Marx) de jardinagem dos canteiros centrais, mas há quem acredite que esse espaço é público e comercial.


Na foto seguinte, o que eu considero de maior gravidade, mostro uma lombada caseira, instalada, talvez, pelos próprios moradores da rua (no Porto da Vila), construída de areia. A lombada desenhada na placa de sinalização foi feita com fita adesiva.

Já falei bastante sobre a instalação irregular de lombadas em vias públicas em Imbituba, e como o Poder Público ignorou tudo o que escrevi, agora até o cidadão se acha no direito de instalar uma em frente a sua casa. Isso se chama usurpação de função pública, tipificada no art. 328 do Código Penal.
E pode ser que essa não seja a única no município.
O tema lombadas irregulares faz parte das campanhas deste blog.

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.