Sim, nós temos teatro!

Em fevereiro de 2009, um mês depois de iniciado este blog, eu postava um artigo com o título "Teatro em Imbituba: quando teremos cultura?". Passados mais de dois anos, posso dizer que, agora, nós temos teatro; mas não temos plateia! E se não temos plateia é porque nos falta cultura.

Na cidade dos bailões e dos frequentes "eventos" sem apelo cultural, gerações inteiras foram talhadas para gostarem disso ou tolhidas de opções culturais.
Enquanto a infraestrutura está a todo vapor, as estradas que levam ao desenvolvimento intelectual ainda necessitam de uma pavimentação melhor.

A população, de um modo geral, reclama de forma insuportável do mato que cresce nos canteiros e dos buracos que há nas vias de trânsito, como se isso é o que lhe falta para um futuro seguro e promissor. A educação, a cultura e a intelectualidade não recebe a mesma exigência. Mas isso é óbvio. Só quem exige melhoria nessa área é quem sabe da importância dela para o futuro. E só quem sabe é quem tem. E geralmente só exige quem menos necessita.

No último sábado, fui com toda a família até o prédio da usina assistir à peça "É o que temos pra hoje - II", apresentada pelo grupo teatral imbitubense Desmotagem Cênica. Não perdi meu tempo, muito menos meu dinheiro. Só ganhei. Foram 90 minutos de muita descontração, risos e gargalhadas.
Na plateia, com 50 cadeiras à disposição, nem todas estavam ocupadas. A uns 300 metros dali, um circo apresentava um show de mágicas. Lotado!

Na usina, uns abnegados sobem ao palco enquanto outros auxiliam para que o teatro seja uma realidade em Imbituba.
Talvez, a falta de espectadores seja consequência da velha máxima "santo de casa não faz milagre".
A mesma coisa acontece com o que escrevo aqui. Bastam algumas linhas em um jornal de tiragem estadual falando de algum problema da cidade que toda uma estrutura pública ou privada se move em direção a solucionar o que foi apontado. Eu, porém, posso escrever milhares de linhas que o máximo que conseguirei será um olhar atravessado e um torcer de boca. Ainda que eu esteja certo. Ainda que a intenção seja contribuir para uma cidade melhor. Mas deixa pra lá.

Gostaria de parabenizar o grupo teatral Desmontagem Cênica e dizer, parafraseando vocês, ATORES, que a profissão que escolheram é de difícil projeção, mas de grande importância. As dificuldades que enfrentam para subir no palco são as mesmas pra subir na vida, mas os aplausos da plateia recompensam as agruras, comovem e incentivam a perseverar. Parabéns pelo trabalho!

Parabenizo, também, os mantenedores que contribuem para que as luzes se acendam no palco: Mega Transportes, Cia. Docas de Imbituba e Rádio 89 FM.

Um comentário:

  1. Obrigado pelo carinho e respeito que bvc e toda sua familia tem por nossa Cia. Valeu

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.