CMDCA "cancela" as eleições do Conselho Tutelar
A justificativa do "cancelamento" (entendo que o certo seria suspensão) das eleições, segundo a Resolução nº 005/09, baseia-se mais no problema da gripe suína do que nos equívocos ocorridos durante o processo eleitoral, cujos fatos foram publicados aqui no blog.
Até o início da noite do dia 14, data de minha postagem neste blog, não havia a publicação do cancelamento no site da prefeitura.
Entendo que a melhor solução para os problemas havidos durante o processo eleitoral seria o cancelamento dele, de forma a refazê-lo, desde o início.
Sugiro também às entidades-membros do CMDCA que verifiquem a relação que existe entre os candidatos e os delegados representantes das entidades com direito a voto, de modo que sejam realizadas as eleições com toda a transparência que a lei requer.
Sendo comprovada alguma relação entre eleitor e candidato que possa colocar sob suspeita o resultado das eleições, o correto seria desabilitar o candidato ou a entidade que com ele tem relação.
Tudo isto porque agora o cargo de Conselheiro e remunerado...
ResponderExcluirLeitor(a), não é de agora que os cargos são remunerados, mas envolve muito mais que uma remuneração. Se não for fiscalizado, qualquer conselho tutelar poderá ter seus cargos preenchidos por indicação política, se o processo não for transparente e idôneo.
ResponderExcluirObrigado por sua participação.
Uma pena que em nossa cidade o Conselho Tutelar seja um órgão tão sem atuação. Já morei no Norte do Estado e lá sim podíamos ver os Conselheiros Tutelares bastante atuantes. Aqui em Imbituba, os vejo raramente e pelos comentários, mandam as "broncas" toda para o Promotor ou para o Delegado resolver. Assim é fácil ser um Conselheiro em Imbituba. Uma pena!
ResponderExcluirLeitor(a), não conheço a atuação de outros conselhos, para fazer comparações. Minha crítica, nesse momento, é em relação ao processo eleitoral de escolha dos conselheiros. Talvez, se houvesse um processo de escolha diferente, o conselho teria uma atuação melhor, como você deseja.
ResponderExcluirObrigado por sua participação.