Em mais uma enquete realizada no blog, perguntou-se: Você votou em um desses vereadores (Christiano, Cláudio, Dorlin, Elísio, Jaison, Jesiel, Luís Dutra, Rogberto, Rui, Thiago, Valmira, Zeli)?
Foram relacionados na enquete os nomes dos vereadores que foram eleitos em 2008 (Christiano, Cláudio, Dorlin, Elísio, Jaison, Luís Dutra, Rogberto, Thiago, Zeli) e os nomes dos suplentes (Jesiel, Rui, Valmira) que assumiram temporariamente uma vaga no Poder Legislativo.
A enquete ficou disponível para votação durante 11 dias. O leitor poderia escolher apenas uma das opções de respostas. E o resultado foi o seguinte:
a) Sim, e votaria novamente: 21%
b) Sim, mas não votaria novamente: 22%
c) Sim. E embora esperasse mais dele, votaria de novo: 4%
d) Não votei, mas votaria, se a eleição fosse hoje: 2%
e) Não votei e não acompanho o trabalho deles: 1%
f) Não votei e não gosto do trabalho da atual composição da Câmara: 47%
Por se tratar de uma enquete, não foram utilizados nenhum método científico, porém, por incrível que possa parecer, os números apurados corresponderam ao resultado da última eleição municipal.
Considerando os números oficiais divulgados pelo
TRE/SC, 12.470 eleitores votaram num desses nomes, correspondendo a 50,44% dos votos válidos para vereador. Logo, 49,56% dos votos válidos não foram destinados aos nomes relacionados acima.
Na enquete, 50% afirmaram não ter votado em nenhum deles, coincidindo com o resultado das urnas em 2008.
Se considerássemos que os números da enquete correspondem à realidade do eleitorado imbitubense, poderíamos afirmar que pouco mais da metade (53%) dos eleitores que votaram em 2008 nos nomes relacionados votariam novamente nesses vereadores.
Conclui-se, portanto, que, para os eleitores, os vereadores não estão fazendo o dever de casa.
O que eles teriam a dizer sobre os resultados dessa enquete?
Hoje, enviarei esta postagem para o correio eletrônico de cada vereador citado na enquete, solicitando que eles opinem sobre os números apurados.
Quais deles se pronunciarão?
Vamos aguardar.
Na verdade pena, acredito que nehum vereador irá responder, pois pouco se importam com aopinião de quem não lhes aprova, pois para eles vale muito mais um elogio falso, ou um tapinha nas costas de qum lhes reprovam, do que uma crítica que deveria ser construtiva, e que raramanete é levado por esse lado, sempre dizem que intriga da oposição, mas se olharmos a composição da câmara veremos que tem pelo menos nas siglas, oposição e situação e o resultado da enquete dá uma larga margem de vantagem para a reprovação da atual legislatura.... E tem mais eles deveriam se preocupar com esse resultado e tentar convecer esse percentual de eleitores escontentes a mudarem de opinião, e só tem uma forma trabalhando muito com projetos sérios e que realmente ocorram melhorias ao município, coisa que do meu ponto de vista não está acontecendo até o momento....
ResponderExcluirArthur, um dos vereadores já respondeu informando que irá falar sobre o resultado da enquete. Mas não creio que todos responderão.
ResponderExcluirHá um problema que encontrei ao enviar as mensagens aos vereadores. Embora todos, à exceção de Rui, tenham endereço eletrônico informado no site da Câmara, algumas mensagens retornaram por quotas excedidas (caixa cheia). Retornaram as mensagens enviadas aos vereadores Rogberto, Luiz Cláudio, Jaison e Valmira. Para estes dois últimos enviei também para outros dois emails que eles possuem.