Paulo Herculano: um cidadão que acreditou em seu sonho

Tem certas histórias em Imbituba que nunca chegam à imprensa local. Não falo de fatos quaisquer; falo de histórias que dão exemplos de cidadania, mas que passam ao largo dos jornais e das rádios de Imbituba. São fatos que devem ser divulgados, mas, como não envolvem a participação de nenhum político, nem tem o dedo de nenhuma autoridade que gosta de flash, o trabalho passa despercebido, fica no anonimato.

Por acaso, em uma pesquisa na internet, acabei sabendo da construção de uma pista de skate no bairro Vila Esperança, comumente conhecido como Ribanceira. A pista de skate foi construída em madeira, nos fundos de uma residência, mas é aberta aos praticantes desse esporte.

Resumidamente, no início de abril/2010, assim relatou o idealizador - Paulo Herculano - do bowl (bacia em inglês) de skate:
Esta história começou em 2005, quando vim morar em Imbituba. Em 2006, com muito trabalho e ajuda de algumas entidades privadas, contruímos uma pista na Barra de Ibiraquera. E veio desde esse tempo a ideia de fundar uma ong relacionada ao skate.
O bowl foi construído nos finais de tarde e à noite, e, para a construção, eu fui o principal colaborador, utilizando cerca de R$ 5.000,00 oriundos de minha rescisão contratual, após dois anos e meio trabalhando como administrador, no Sul do Brasil.
A pista foi feita com muito pouco recurso, sem nenhum incentivo da prefeitura ou instituição privada. Fiz muita coisa sozinho, mas algumas pessoas também ajudaram bastante.
Hoje a pista está em plena atividade, sempre quando o tempo está aberto. Atualmente estamos precisando de uma manutenção (iluminação, acabamento, cobertura), por isso estamos realizando uma rifa para arrecadar fundos; tomara que dê certo.
O objetivo maior é andar de skate e fazer com que as outras pessoas saibam o quanto isso é sadio e o bem que isso faz, longe de qualquer tipo de criminalidade.
A pista está na Ribanceira perto do bar do Piá, frequentada diariamente por umas 15 pessoas; outras vão apenas para assistir.
No site Youtube há um vídeo mostrando skatistas usando essa pista, e o mais emocionante: fotos mostrando toda a construção do bowl, desde o projeto até a primeira escavada na terra.

Eu gosto muito de divulgar iniciativas como essa, principalmente quando seus idealizadores procuram realizar sozinhos seus sonhos, sem depender de qualquer político ou de dinheiro público. Poder bater no peito e dizer: eu posso! E são exemplos como esse que devemos divulgar, que devemos mostrar às autoridades que não se precisa de muito dinheiro para dar oportunidades de lazer à população. Precisa-se muito mais de vontade, de querer fazer!

ASSISTA AO VIVO AS ATIVIDADES NO BOWL

Por acreditar que há várias pessoas ou entidades em Imbituba que nunca apareceram em uma capa de jornal ou foram convidadas a dar entrevistas em rádios, mas realizam importantes trabalhos em suas comunidades, é que este blog está aberto para divulgação de qualquer outra ação que tenha como objetivo atender à população, seja no lazer, na saúde, na educação, tudo o que traz benefícios à sociedade.

Eu gostaria de ver a imprensa local dar mais valor aos cidadãos que contribuem para o desenvolvimento de sua comunidade, em vez de ficar engrandecendo autoridades e políticos por qualquer coisa insignificante que apresentem, pois para estes é muito fácil lançar mão do dinheiro público para seus feitos.

Parabéns a Paulo Herculano e todos os colaboradores dessa iniciativa!

Observação: quem quiser contribuir com material e equipamentos para a prática desse esporte, para atender aos usuários desse bowl, basta manter contato com Paulo Herculano, através do email pauloherculano@gmail.com.

4 comentários:

  1. Pena, como você mesmo disse meu amigo, ações como essas não ganham destaque na mídia local, justamente porque não teve o dedo de um político sequer. A iniciativa privada sempre rendeu bons frutos, e esse é mais um exemplo. Várias outras atividades passam despercebidas pela nossa imprensa, e sempre pelo mesmo motivo. Você sabia que Imbituba tem dois campeões mundiais de radioamadorismo? Acredito que não, pois isso não tem intervenção política (mesmo porque é expressamente proibido falar de política no radioamadorismo). O radioamadorismo é uma forma de divulgar nossa cidade para o mundo, e certa vez após uma conversa longa nas ondas do HF, incentivei um alemão e vir conhecer Imbituba, e ele veio, deixando seu dinheiro das férias todo em nossa cidade.
    Parabéns ao Paulo Herculano. Precisamos de mais cidadãos como esse.
    Forte abraço
    Alisson Raniere Berkenbrock.

    ResponderExcluir
  2. Sr.Paulo Herculano,
    parabéns!
    São pessoas como o sr. que o mundo precisa.
    Só com educação e esportes poderemos ter o futuro pessoas melhores.
    O começo está feito agora nós temos o dever de ajudar a concluir este sonho.
    Onde podemos comprar a rifa? Eu gostaria muito em poder ajudar.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde a todos.
    Gostaria de informar que fundamos a Associação de Skate de Imbituba em nossa sede.
    Agradeço a todos que gostaram da pista e querem ajudar, principalmente ao pessoal da skateonline.com.
    Para comprarem a rifa pasta irem em nossa pista ainda temos muitos numeros, fica na Ribanceira na rra do Bar do piá, na casa co as maiores arvores da rua, ou por telefone (48)9928-9254
    Obrigado.
    Paulo Herculano

    ResponderExcluir
  4. Caro leitor, infelizmente não publicarei seu comentário, porque você não observou as regras para comentar neste espaço. Leia novamente. Se precisar de seu texto, envie um email para blogpenadigital@gmail.com, que eu o envio a você, para não ter que escrever tudo novamente.

    É por esse e outros motivos que a partir da próxima semana só serão aceitos comentários de leitores com conta Google.

    Aguardo sua mensagem via email.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.