Festa do Camarão II


Por César de Oliveira

A ideia não era escrever uma continuidade do post anterior, mas não tive como deixar de fazê-lo à luz de fatos posteriores. Primeiro, a informação de que a licitação foi vencida por empresa que se propôs a realizar a festa por R$ 90,00 (noventa reais). Um evento, dito de caráter “nacional” ser realizado por tal bagatela é impensável. Tal fato, por si somente, já seria motivo para a anulação do certame licitatório.

Ou, então, explicações convincentes das Autoridades Municipais, atendendo o princípio constitucional da moralidade e da publicidade e transparência, obrigação do Gestor Público e direito do cidadão.

Um outro aspecto a ser destacado é a total falta de planejamento ou incompetência - ou as duas coisas juntas - dos responsáveis, bem como a falta de respeito para com o povo Imbitubense. Afinal, não saber as atrações nem divulgar a programação, mesmo faltando apenas duas semanas para o começo da Festa é, no mínimo, constrangedor. Em uma empresa privada, cabeças teriam rolado, inclusive de Dirigentes. Em Imbituba, parece que a improvisação, o amadorismo, é algo comum, trivial. Como dizemos, comumente, “pois agora”. E pensar que em outras cidades termina uma edição da festa municipal e já começa o planejamento e a divulgação da próxima. Dizem alguns: manias de descendentes de alemães, italianos, poloneses, austríacos, etc. Como se nós, descendentes de portugueses fôssemos incapazes por causa de nossa origem. Nada disso, somos, apenas, mais acomodados, omissos, individualistas, resultados de nossa formação cultural local.

Por fim, trago à baila a questão da total inadequação do local onde está instalado o “Pavilhão de Eventos” ou aquilo a que se dá tal denominação. Imóvel sem possibilidade de expansão futura, localizado em área eminentemente residencial, com sérios problemas de infraestrutura, especialmente com relação à ausência de estacionamentos em decorrência da diminuição de terrenos baldios face à expansão imobiliária, urge discutir-se a mudança para local que possa se ajustar ao crescimento econômico, especialmente turístico, de Imbituba.

7 comentários:

  1. É lastimável,Drº César.
    O espaço para uma festa que se diz nacional é uma vergonha, não tem espaço adequado para shows, tudo é improvisado.Os preços são um absurdo. É tudo do jeitinho brasileiro. Conheço pessoas que vão e ficam do lado de fora que é gratuito , participando fora da cerca, pq aquilo é o quintal do vizinho agente vê o que passa la dentro e vai comer em restaurante que é mais barato ou compra o camarão e vai fazer em casa com os amigos .
    Imbituba ainda não conhece os pavilhões de Festas nacionais. Como pavilhão da festa da maçã, festa do pinhão e outros.

    ResponderExcluir
  2. "Prezada Marlene, obrigado pela participação. Na verdade, não é bem assim. Ninguém, muito menos uma empresa privada, trabalha gratuitamente. Virá dinheiro, muito dinheiro, de órgãos federais, estaduais e empresas privadas. Dê uma olhada na propaganda, mais precisamente no rodapé, e veja. Ocorre que com esse dinheiro e o apoio da Sociedade e das Entidades Locais, dá para realizar uma grande festa e ainda sobra recursos".

    César de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Dr césar.
    Creio que não soube me expressar, eu sei que tem muito dinheiro girando dentro da festa, tudo o que o sr falou, por isto mesmo, eu ainda não entendi porque não temos o pavilhão da festa do camarão com um espaço agradável, especifico para este fim.
    A festa acontece no verão, aquelas barracas são abafadas, o lugar é pequeno.
    O sr me desculpe, mas não acha que com toda estas verbas e publicidade, poderíamos ter algo melhor . Tanto para o turista como para o povo local. O transito é horrível aquele amontoado barracas nas calçadas,onde deveria ser tudo dentro do pavilhão. Dentro quem se propõe a colocar restaurantes, não tem garçons suficiente, a demora é muito grande até para um refrigerante. nem vou falar da cerveja que ja chega quente...
    O que falta é organização.
    Vou falar da festa da maçã a qual conheço bem.
    O ingresso é para entrar no pavilhão, dentro tem varias atrações , tem dois palcos, q funcionam simultaneamente, restaurantes ,as famosas barraquinhas e muito artesanato, muitas empresas apresentando seus produtos. Ainda tem churrasqueira, quem fazer o churrasco e comer com a familia.Pago um ingresso e posso ficar o dia todo pq tem atração para isto, com passaporte, posso virar a noite. Tem musica dança,apresentação de danças tradicionais, dentro da cultura italiana, alemã e muitas outras atrações. a festa da mãçã se não me engano vai ser em abril, mas os contratos ja estão todos prontos e ja se sabe todas as atrações desde do ano passado.

    ResponderExcluir
  4. Geraldo Martins - PRfevereiro 06, 2010

    Estivemos ano passado atraidos pelo camarão e pela ideia que iamos encontrar belas praias e boa recepção... no fim não vimos nada de camarão e quando teve era carissimo um prato com dois camarões... as pessoas não sabiam nos indicar como chegar nos lugares e nam mapa turistico tinha... onde fica as informações turisticas da cidade? Uma pena ter tanto lixo nas praias... fomos na barra de ibiraquera e tinha muito lixo mesmo... ficamos com medo de entrar naquela água, era cachorro, carro, gente. tudo junto! Foi uma pena... Espero que esse ano pelo menos a festa seja boa, mas não nos arriscamos mais a ir... convidamos nosso amigos daí a vir pra cá... abraço...

    ResponderExcluir
  5. Geraldo, embora eu ache muito bonito o lugar onde fica a barra de Ibiraquera, eu raramente vou lá em razão de tudo isso que você me falou. E recentemente o local foi parar na imprensa estadual porque um automóvel passou por cima do braço de uma banhista (ou solista?) que tomava sol. Cachorros tem em todas as praias daqui e até os turistas contribuem trazendo os seus.

    Em referência à Festa do Camarão, sempre achei que o local não era adequado e muito já foi escrito aqui neste blog.
    A festa é do camarão, mas se tiver é muito caro mesmo! O nome mais apropriado seria a Festa do Cachorro Quente! Ou do X-salada! E faz tempo que o camarão daqui não chega mais nas mesas da cidade como antes. Hoje, a maior parte vem do Rio Grande do Sul. O camarão da Zimba vem sumindo ano após ano, e quase nada ou nada tem sido feito para salvar a Lagoa de Mirim, onde ele se procria.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  6. É verdade pena.
    Sei que tbm falei que o camarão é caro, mas vc tem toda razão. Só falamos e não agimos para salvar a lagoa do Mirim. Ainda querem poluir mais.
    Ou tomamos uma atitude , ou vamos comer o camarão do Rio Grande e PAGAR O PREÇO PELO DESCASO.

    ResponderExcluir
  7. Caro Geraldo,
    Com relação à Festa do Camarão deste ano não perdeste nada. Continua tudo igual, ou pior. Com relação ao restante do teu comentário, mais um ano se passou e nada mudou.

    César de Oliveira

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.