O PT não é mais aquele, olha a cara dele...

O problema envolvendo a queridinha do presidente Lula, Dilma Rousseff, e a ex-secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, será muito usado pela oposição, na próxima eleição presidencial.

O problema, como todo mundo já deve estar sabendo, foi que Lina Vieira afirmou ter tido um contato com Dilma, e esta teria solicitado aceleração nas investigações da Receita sobre a vida empresarial do filho do presidente do Senado, José Sarney Filho. Lina interpretou a solicitação como um pedido para "encerrar" as investigações. Dilma, evidentemente, nega até mesmo o contato mantido com a ex-secretária.

O PT começa a se desgastar. Saiu Marina Silva, uma das fundadoras do PT. Mercadante apoiou José Sarney, a mando de Lula, e, contrariado - mas depois de ter feito o que o mestre mandou - disse à imprensa que sairia da liderança do partido no Senado. Lula o chamou e Mercadante mudou de ideia. Foi muito feio!
Eduardo Suplicy (na foto da Agência Estado), com toda aquela calma, demonstra que não vai largar, tão cedo, do pé de Sarney, mesmo contra a decisão de seu partido. Hoje, Suplicy, literalmente, mostrou um cartão vermelho ao presidente do Senado, exigindo que ele deixasse o cargo. Ainda há no partido quem defenda um posicionamento mais ético, valorizando a história do PT.

O PT demonstra que se manter no poder é preciso. Lembrar o passado não é preciso.
Abraçou seus desafetos de outrora, chegou a pensar em terceiro mandato, abafou várias CPIs no Congresso Nacional, cria e distribui cargos para fortalecer as alianças, governa o país de forma populista. Faz propaganda de Dilma nas inaugurações de obras públicas e fora do período eleitoral, criticou tanto o bolsa-família de Fernando Henrique e apoia hoje todos os tipos de bolsas e sacolas, enquanto faz vistas grossas nos cartões corporativos. Tudo isso e muito mais fatos estão enfraquecendo a sigla, que já é vista, cada vez mais, como um partido igual aos outros tão criticados por seus filiados.

Embora as pesquisas de opinião pública apontem que a população considera muito bom o governo de Lula, por que é Serra quem está na liderança? Acredito que as pessoas estão votando favoravelmente no carisma de Lula, mas não no seu governo.
Afinal, se o governo estivesse tão bom, por que as pessoas escolhem Serra e não Dilma?

4 comentários:

  1. Malu Petersagosto 27, 2009

    Pena, jamais votaria na Dilma só pelo fato de ela ser PT. Mas uma coisa tenho que dizer em favor dela, e para exemplificar cito sua frase: "Lina interpretou a solicitação como um pedido para "encerrar" as investigações".
    "Interpretar" é muito subjetivo, é pessoal, não é receber ordens para encerrar as investigações. Quem sabe as duas têm rixa e a tal Lina aproveitou -se da situação, né? Num caso como esse, para quem sabe ler PINGO não é LETRA.
    Aliás, esta coisa de não deixar as coisas claras é bem típica de nós brasileiros. Nunca "por o preto no branco e depois assinar embaixo" pra depois poder empurrar a culpa para os outros. Se a Dilma tivesse com a "bola cheia", com a Presidência já embaixo do braço, com certeza a atitude dessa Lina teria sido bem outra.

    ResponderExcluir
  2. Não sou nem pretendo me filiar a nehum partido político, mas sempre admirei o PT e suas lutas junto aos movimentos sociais, acredito que muita coisa tem que mudar no país, e tudo começa na base, nas associações de bairros, sindicatos... coisas que o Partido dos Trabalhadores sempre denfederam, votei em todas as eleições exceto a última, em que votei na Heloísa Helena, pois minha descepção com o PT foi enorme, fazer conchavo com quem sempre criticou, como o PMDB (que na minha humilde opinião é o maior cancer do Brasil), pois sempre estiveramno poder e nunca moveram uma agulha para mudar algo, nem nos duros tempos do regime militar , onde fazima oposição de faz de conta! E o PT faz as memas coisas que criticava, Primeiro foi o mensalão (um duro gol´pe para a democracia), depois vieram tantos outros, lembro agora da morte de Celso Daniel (até hoje abafada) , e hoje assisti ao pedido de desfiliação do Senador do Arns do PT do PR, onde afirmava que tinha vergonha em participar dese partido que rasgou seu principal item do estatuto que é a ÉTICA, agora como foi escrito lá em cima tudo pela governabilidade, espero que as respostas venham nas urnas, independente de que partido seja seu candidato, reflitam e nalisembem quem colocaremos lá, pois não adianta ficar reclamando e chegar na hora da votação colocarmos todos de volta, e ficar mais quatro anos reclamando, ou pior ainda oito anos no caso de senadores ou senadoras!

    Arthur Silveira

    ResponderExcluir
  3. Malu, a frase sobre a "interpretação" foi a versão dada pela própria Lina. Até entendo que isso seja subjetivo, mas os políticos brasileiros, de uma forma geral, são sempre subjetivos, para esconderem seus atos desonestos. A subjetividade, nesse caso específico, está sendo mostrada pelo governo federal, que a todo custo tenta salvar a pele de Dilma, não mostrando as gravações que deveriam provar ou não o encontro havido entre as duas.

    Arthur, eu também votei em Lula, mas nunca quis votar no PT. E me decepciono também com o modo que Lula está governando. É uma pena.
    Há um livro que li na universidade, cujo título é "A Revolução dos Bichos". Se você não leu, vai gostar muito dele. Eu não lembro quando foi editado, mas ele é muitíssimo interessante e atual, já que você se decepcionou com o referido partido. O livro oferece uma leitura agradável e mostra bem a diferença entre políticas de direita e de esquerda.

    ResponderExcluir
  4. Também sou do tempo em que se lia na escola, a Revolução dos Bichos vale a pena mesmo. Bem lembrado, Pena.

    Sobre a Dilma, tenho mais outro motivo pra não votar nela. Não quero parecer dura ou insensível, mas uma pessoa doente, não quero ver no Poder. Vai que ela piora, fica internada muito tempo (mesmo não morrendo!), daí vem aquele tal que a gente só lembra dele na falta do primeiro, o VICE (como é mesmo que dizia o Jo Soares? hehehe!). Não foi aí assim que ganhamos de presente - presente de grego! - o pé-na-cova maranhense? Talvez tenhamos que engolir outro sapo como ele e sua "cosa nostra" durante muitos e muitos anos. Gente, olho vivo no próximo vice, tão sem importância pro País, ele não é não

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.